Trajetória do Sindicato dos Docentes da UFRN é referenciada em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN

893a17ef26fa309816ca576626e749a1

A trajetória dos 36 anos de lutas, avanços e conquistas do ADURN-Sindicato foi referenciada em homenagem realizada na Assembleia Legislativa na manhã da sexta (23). A audiência pública proposta pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) buscou colocar a luta dos docentes como centro de reflexão, debate e mobilização pela defesa dos direitos democráticos no interior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no conjunto da sociedade.

Os diversos pronunciamentos destacaram a importância da entidade, nascida no ano de 1979, no bojo do movimento pela redemocratização do país. “O Sindicato tem um papel fundamental na democracia, na luta pela melhoria do sistema educacional e no fortalecimento do sindicalismo”, disse Mineiro.

Para o presidente do Sindicato, Wellington Duarte, a comemoração de hoje representa muito para o movimento político e sindical, do Rio Grande do Norte e do Brasil. “Somos um dos maiores sindicatos do País e temos o dever de chegar a todos os professores e nos colocar como defensores de suas demandas, sejam sindicalizados ou não. Vamos continuar lutando por mais pluralidade, democracia pois a sociedade está sendo aviltada na luta por seus direitos”, afirmou o dirigente.

As lutas concretas da Comunidade Acadêmica, em particular do Movimento Docente, na busca de assegurar as condições essenciais ao exercício do serviço público: o reconhecimento, o financiamento responsável, a remuneração justa, boas condições de trabalho e, essencialmente, a autonomia funcional e a liberdade de organização sindical, foram de fundamental importância na conquista do Estado de Direito Democrático.

A vice-presidente, Gilka Pimentel, elencou a perseverança, a convicção, a superação, o diálogo e a aposta nas negociações como a marca principal do Sindicato, que é hoje, segundo a dirigente, “uma referência política da categoria em escala nacional e está presente em todos os momentos em que foi chamado para a inserção na luta política”.

Ao reafirmar a disposição para enfrentar os novos desafios, entre eles a luta, na atual conjuntura, em defesa da democracia, o secretário geral do ADURN-Sindicato, Guttenberg Martins, lembrou que, ao longo dessas mais de três décadas, as diferentes diretorias vivenciaram conjunturas políticas diferenciadas mas sempre como uma expressão concreta da categoria e participante ativo do aprofundamento da democracia na UFRN e no conjunto da sociedade.

O vereador Cabo Jeoás (PCdoB) disse que o momento era crucial para lutar pela pluralidade e democracia. Ao parabenizar a entidade pelo seu papel junto aos docentes e à própria sociedade, o secretário estadual de Esporte, George Câmara, afirmou que o ADURN-Sindicato além de defender as condições dignas de trabalho para os professores, que tem um papel estratégico na sociedade, se posiciona a favor da cidadania num momento em que há grandes embates nos planos político, econômico e ideológico. Ex-presidente do Sindicato, o professor João Bosco Araújo disse o surgimento da Adurn foi num momento simbólico, no final dos anos militares.

214_1863235ac57011425d8f4fc6e0587047

A sessão solene contou com a presença de parlamentares, da atual diretoria, professores, ex-diretores e líderes sindicalistas. Compunham a mesa de autoridades, além de Mineiro, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, a vice, Gilka Pimentel, o secretário estadual de Esporte e Lazer, George Câmara, o vereador de Natal Cabo Jeoás (PCdoB) e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no RN (CTB/RN), Moacir Soares. O vereador de Natal Hugo Manso (PT) e o ex-deputado Júnior Souto também prestigiaram o evento.

214_01ed5a7c8d8d18da4c7e4e2b0ddb9be4

Fonte Adurn-Sindicato

vereador de Natal Hugo Manso (PT) e o ex-deputado Júnior Souto também prestigiaram o evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: