Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN homenageia aniversário da ADURN e o Dia do Professor

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Em homenagem aos 36 anos do ADURN-Sindicato, comemorado no mês de agosto, e ao Dia do Professor, celebrado no último dia 15, será realizada uma audiência pública na próxima sexta, 23 de outubro, a partir das 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado.

A proposição do deputado estadual Fernando Mineiro objetiva apresentar à sociedade a trajetória de lutas, avanços e conquistas da entidade e colocar a luta dos docentes como centro de reflexão, debate e mobilização pela defesa dos direitos democráticos no interior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no conjunto da sociedade.

“A celebração de aniversário do nosso Sindicato e do Dia dos Professores propicia a reflexão sobre a profissão e o protagonismo da luta do movimento no desenvolvimento da educação pública brasileira, através da democratização da Universidade, da luta pela valorização do professor, no incentivo tecnológico e na busca constante da melhoria da qualidade no ensino”, ressalta o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

As lutas concretas da Comunidade Acadêmica, em particular do Movimento Docente, na busca de assegurar as condições essenciais ao exercício do serviço público: o reconhecimento, o financiamento responsável, a remuneração justa, boas condições de trabalho e, essencialmente, a autonomia funcional e a liberdade de organização sindical, foram de fundamental importância na conquista do Estado de Direito Democrático.

Para Wellington Duarte, o movimento sindical protagonizado pelos professores durante a chamada transição democrática pode ser classificado como um dos principais fatos do cenário político nacional e da história da educação brasileira contemporânea. “Ele teve o mérito de chamar a atenção para a nova realidade da escola pública engendrada pelas políticas educacionais da ditadura militar”, afirmou o dirigente.

A nova composição social da categoria dos professores que emergiu da política de expansão quantitativa da escola pública, após 1971, e a consequente luta sindical por melhores condições de vida e trabalho foram a mais evidente materialização das profundas mudanças que a educação havia sofrido. A manifestação desse fenômeno significou a entrada definitiva da escola pública brasileira na época da educação de massas.

“Assim, sem esquecer anos anteriores, parabenizamos os Professores e reafirmamos a disposição para enfrentar os novos desafios, entre eles a luta, na atual conjuntura, em Defesa da Democracia”, enfatizou o professor Wellington.

Fonte Adurn-Sindicato

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