Ato em defesa de Dilma terá presença do governador do RN, Robinson Faria

Robinson Faria recebeu ontem à tarde comissão do MST; hoje marcha junto com os trabalhadores em defesa da democracia

O governador Robinson Faria (PSD) vai participar hoje da manifestação promovida por movimentos sociais para tarde de hoje em Natal, que também vai acontecer simultaneamente em outras capitais do País, com o objetivo de defender a Petrobras, a reforma política e os direitos dos trabalhadores; o que não deixará der ser uma defesa ao mandato e ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Segundo Robinson Faria, a mobilização tem a função de descolar o nome de Dilma Rousseff da arranhada imagem da Petrobras, promover a defesa da empresa. “Vou participar em favor dela . Sou aliado do governo federal”, disse ele, após participar de um café da manhã com deputados estaduais.

O ato de hoje, chamado de “Dia Nacional de Luta”, deve antagonizar com a marcha “Vem Pra Rua”, prevista para domingo, 15, organizada por organizações sociais e partidos de oposição ao Governo Federal. Este promete uma manifestação pedindo o impeachment de Dilma. “Eu sou o governador de todos. Acredito que a população pode ir às ruas para manifestar, mas eu vou estar na defesa do governo”, ressaltou Robinson Faria.

Em Natal, a mobilização está encabeçada por diversas entidades sindicais e organizações sociais. Um dos coordenadores é o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que aponta as principais bandeiras da movimentação. “A ação não é apenas de defender o governo. Serão levantadas quatro bandeiras. A primeira é a defesa da Petrobras, a segunda é a reforma política, a terceira é a garantia dos direitos dos trabalhadores e, por fim, vamos defender a democracia brasileira”, assinalou.

O ato de hoje terá à frente a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Sem-Terra (MST), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT). O ato está marcado para as 15h, em frente à Catedral Metropolitana. Uma passeata vai seguir pela avenida Deodoro da Fonseca, passando pela rua Apodi, cruzando a Avenida Rio Branco até alcançar a rua Ulisses Caldas, onde serão feitos discursos e atos em frente à Assembleia Legislativa.

Segundo o coordenador-geral da CUT no Rio Grande do Norte, José Rodrigues, o principal objetivo da mobilização é defender a Petrobras. “Temos de defender a maior empresa do Brasil”, asseverou. A CUT aponta que, até ontem, 17 estados confirmaram os locais de mobilização em suas capitais. Ele também disse que haverá pedidos para que o Governo Federal não leve ao Congresso Nacional as Medidas Provisórias 664 e 665, que podem restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença dos trabalhadores. A manifestação também prevê um pedido para a reforma política. Os coordenadores do evento pedem o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais.

Ainda de acordo com José Rodrigues, não há previsão de público para o ato. O movimento tem uma página na rede social Facebook. Até ontem à tarde, um grupo de 942 pessoas tinham confirmado presença. Outras 11 mil pessoas foram convidadas. “Não temos um público estimado. Estamos convidando todas as pessoas a participarem. O que queremos é fortalecer a união entre as diversas centrais sindicais”, argumentou.

Ele explicou que o ato tem o papel de fortalecer a democracia brasileira e rechaçar qualquer movimento golpista. “Temos críticas ao governo Dilma , mas não podemos permitir que o atual estado democrático acabe fragilizado”, disse ele. Para outro dirigente sindical, Moacir Soares, coordenador da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a manifestação não tem o papel de se contrapor ao ato oposicionista ao governo, que está agendado para o domingo. “Não é uma disputa. A população tem o direito ao protesto. O que reforça um dos pontos do nosso ato, que é a defesa a democracia. Não vivemos em regime de exceção. A liberdade de expressão é para todos e estamos defendendo isso”, relatou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: