Plenária de Mulheres, lança campanha para ampliar número de doadoras de sangue no RN

Com o objetivo de sensibilizar as mulheres, que ainda são minoria no Brasil na condição de doadoras de sangue, para o ato de doar e salvar vidas, o comitê estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte está lançando a campanha “Quem gera, também pode doar Vidas”.

O lançamento será realizado em plenária, no próximo dia 11 de março, no espaço de recepções Cuxá, do hotel Maine, e contará com coleta durante todo o dia 18 desse mês na sede do Hemocentro em Natal, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, nº 1800. A expectativa é ampliar o estoque de sangue e incentivar as mulheres a tornarem-se doadoras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Os homens são responsáveis por mais de 70% das doações e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.

Apesar das mulheres estarem mais predispostas à doação, a população masculina ainda mantém frequência maior nos postos de coleta. Isso reforça a necessidade, classificada pela OMS como urgente, de que mais pessoas, em especial mulheres, realizem doações de sangue de forma regular.

Em sua primeira edição, a campanha conta com a parceria do Hemonorte, da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da União Brasileira de Mulheres (UBM), da União da Juventude Socialista (UJS), da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), da Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN (FECEB), da secretaria estadual de Esporte e Lazer e dos mandatos do vereador de Natal Cabo Jeoás (PCdoB) e da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB).

Agenda

A atividade faz parte da agenda de mobilização das entidades que, durante todo o mês de março, realizam uma série de encontros, debates, reuniões e manifestações de massas com o objetivo de discutir e afirmar o papel da mulher na sociedade.

O esforço é considerar o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, uma data propícia para combater os preconceitos, a discriminação, a desigualdade, a desvalorização e as injustiças sofridas.

De Natal, Jana Sá

Programação

07/03

8h – CAMINHADA PELA PAZ
Local: concentração na Praia de Ponta Negra
Atividade organizada pela Secretaria Estadual de Mulheres

08/03

8h – Palestra sobre a Emancipação da Mulher, com Marianna Ribeiro,
Local: Casa de Cultura Nair Mesquita, em Macaíba.

11h – Festival em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Local: ARCO
Atividade organizada pela CTB

09/03

9h – Audiência Pública em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Local: Assembleia Legislativa
Atividade organizada pelo mandato da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB)

11/03

18h30 – Plenária de militantes do PCdoB – Lançamento da Campanha de Doação de Sangue
Local: Cuxá Recepções

12/03 a 17/03 –
agenda de divulgação e mobilização para a campanha de doação de sangue e distribuição da nota da Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB (Coletivo Estadual de Mulheres, UJS, CTB e FECEB).

18/03

7h às 18h –
Dia D da Doação de Sangue
Local: Hemocentro central e da Zona Norte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: