As praias mais bonitas estão no litoral potiguar

Localizado na esquina do continente, o Rio Grande do Norte é conhecido pelas belas praias e  paisagens paradisiácas. Neste domingo (21), dia em que começa o Verão no hemisfério Sul, o G1 preparou um catálogo especial para quem deseja conhecer o que de melhor o estado tem a oferecer. Com imagens do fotógrafo Canindé Soares, segue uma lista de praias dos litorais Sul e Norte, além de dicas de passeios e outras atrações que turistas e potiguares não podem deixar de conhecer.

As primeiras atrações ficam por conta das praias urbanas da capital potiguar. Em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade, destaque para o visual do Morro do Careca (veja fotos), um dos principais cartões-postais da capital. Ao longo da praia, há bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Pela Via Costeira, rota que liga as zonas Sul e Leste da cidade, é possível chegar às demais praias urbanas com uma bela vista do Parque das Dunas (veja fotos) e da praia durante todo o trajeto.

ponta-negra-1
Praia de Pirangi
A praia de Pirangi está a 15 minutos de Ponta Negra, tomando a pista dupla da Rota do Sol na direção sul. No caminho, vale uma paradinha para fotos em frente à Base de Foguetes da Barreira do Inferno, onde as visitas podem ser agendadas.

Logo em seguida, na Vila de Pium, fica a Praia de Cotovelo, de onde se pode ter a vista da barreira que dá o nome à base. É um despenhadeiro de falésias vermelhas à beira-mar. Em Pirangi também há passeios de barco até os parrachos.

A principal atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo, uma árvore centenária, de dez mil metros quadrados de copa, ainda em expansão e frutificando (veja fotos). Uma taxa simbólica é cobrada para a visita ao cajueiro, sendo revertida para a proteção e manutenção da árvore.

pirangi-1

Apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil, a praia da Pipa tem o acesso pela BR-101 ou beira-mar. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios no local.

Pipa é uma praia simples e chique ao mesmo tempo, com artesanato da terra e lojas de grifes famosas, mas principalmente um recanto de natureza exuberante com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica.

A noite tem opções para todos os gostos. Os visitantes podem conhecer bares, pubs, restaurantes, pizzarias e boates.

Praia da Pipa (Foto: Canindé Soares)

Barra de Cunhaú
A praia é uma das mais completas do litoral sul. Vila de pescadores ainda preservada, a paisagem é formada por antigos e altos coqueirais, mangues, o rio e o mar. Há trechos de mar calmo à beira do rio e outros agitados, com boas ondas para surfe no Pontal. Também há bons hotéis e restaurantes.

O rio Curimataú, de água salgada, é ótimo para esqui aquático, windsurf, kitesurf, pescar e nadar. Há opção de passeio de barco para um banho na praia do outro lado, além de mergulho em uma das gamboas do manguezal. A praia fica a cerca de 13 quilômetros da Pipa.

Praia de Barra de Cunhau  (Foto: Canindé Soares)

Baía Formosa
Baía Formosa é uma baía lindíssima, paraíso de surfistas e ecoturistas. Possui uma vila de pescadores, praias virgens, reserva de mata atlântica preservada e uma pequena infraestrutura turística com barracas, bares, pousadas e chalés à beira-mar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: